“Extinction Rebellion: siguiendo los pasos de Saramago“

Vai ter lugar nos últimos dias do mês de abril o Congresso Internacional Humanity / Humanities on the move (Braga, 27-29 de abril), organizado pelo grupo de investigação EHum2M do Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho, com o apoio, entre outras entidades, desta cátedra.

Tal como já anunciamos, participará neste encontro o escritor, comunicador, investigador e ativista social e ambientalista Grian A. Cutanda, com uma conferência plenária durante a sessão de abertura de 27 de abril.

Na Cátedra José Saramago da Universidade de Vigo conhecemos Grian A. Cutanda em 2019 por ocasião da IV edição das nossas conferências anuais, «José Saramago e os desafios do nosso tempo», para a qual tivemos a sorte de contar com a sua participação.

Na sua intervenção, em que abordou um dos grandes e mais prementes desafios atuais, Grian fez um percurso pela história e trajetória do movimento Extinction Rebellion como exemplo da impreterível necessidade de atuar perante a crise climática global, seguindo a José Saramago no compromisso ético com os problemas do mundo e o apelo à ação pelos quais o escritor sempre se caracterizou.

Tendo em conta a grande atualidade deste assunto, queremos agora dar destaque especial ao texto que Grian A. Cutanda apresentou nessa ocasião. Por isso, disponibilizamos anexo a este post o capítulo da sua autoria na íntegra, com o qual se abre o livro  José Saramago e os desafios do nosso tempo (Bellaterra, Universitat Autònoma de Barcelona, 2021).

Também se pode visualizar a conferência no seguinte vídeo da série dedicada às VI Jornadas Internacionais José Saramago da UVigoTV:

Extinction Rebellion: siguiendo Los Pasos de Saramago

RESUMO

José Saramago habló de la necesidad de una insurrección ética de la sociedad civil global frente a la tiranía encubierta de los poderes económicos. Posiblemente, un ejemplo cercano de lo que Saramago propugnaba haya sido Extinction Rebellion (XR), un movimiento social global basado en una desobediencia civil no-violenta masiva contra la extinción de especies y el cambio climático. Tras una breve exposición sobre XR y sobre los motivos urgentes que han llevado a esta insurrección, esta ponencia hace una llamada al compromiso y la acción de los intelectuales del mundo, tomando como referencia la vida y obra del propio Saramago.

Palabras clave: Saramago; Extinction Rebellion; insurrección ética; cambio climático; compromiso de los intelectuales.

Extinction Rebellion: following in the footsteps of Saramago

ABSTRACT

José Saramago argued about the need for an ethical insurrection of global civil society against the covert tyranny of the economic powers. Possibly a close example of what Saramago was advocating has been Extinction Rebellion (XR), a global social movement based on massive non-violent civil disobedience against species extinction and climate change. After a brief presentation on XR and on the urgent reasons that have led to this insurrection, this paper calls for the commitment and action of the world’s intellectuals, taking as a reference the life and work of Saramago himself.

Keywords: Saramago; extinction rebellion; ethical insurrection; climate chage; intellectuals commitment

(Cutanda, Grian A. “Extinction Rebellion: siguiendo Los Pasos de Saramago / Extinction Rebellion: following in the footsteps of Saramago”, in José Saramago e Os Desafios Do Nosso Tempo, 15–28. Bellaterra: Universitat Autònoma de Barcelona. Servei de Publicacions, 2021.)

Grian A. Cutanda é um autor espanhol de êxito internacional – El jardinero (Edições Obelisco, 1996) – com 16 livros publicados (ficção e ensaio), e traduzido para 12 línguas. É também psicólogo, educador, investigador, ativista e tradutor. Doutorado Summa cum Laude em Ciências da Educação, está ligado desde 2015 como investigador e professor à Universidade de Granada (Espanha). A sua investigação centra-se na educação na visão do mundo (worldview education) e nos contos tradicionais como ferramenta multicultural para a transmissão de uma visão do mundo sistémico-complexa, assim como nos princípios e valores da Carta da Terra. Fundador do The Avalon Project – Initiative for a Culture of Peace, lidera um projeto global duplo, em associação com o Scottish International Storytelling Festival e o Secretariado Internacional da Carta da Terra, da Universidade para a Paz das Nações Unidas: The Earth Stories Collection (TESC), um banco global de contos tradicionais capazes de transmitir uma visão do mundo sistémica, holística e ecológica; e The Earth Story Tellers, uma rede global de ativistas do storytelling ligados ao TESC e à Carta da Terra.

Enquanto ativista, Grian foi um dos principais organizadores da campanha pelo clima em Edimburgo, Escócia, em 2014 e 2015, e um dos primeiros impulsionadores do movimento Extinction Rebellion (XR) em Espanha e no México. Fez também parte do XR Internacional como elo de ligação regional com a América Latina e XR Global Support. O seu activismo ambiental atingiu um nível internacional quando, em Setembro de 2021, realizou uma greve de fome de 33 dias como parte da campanha Global Earth Fast, organizada pela Extinction Rebellion UK. Isto fez dele, juntamente com Karen Killeen, o activista que realizou a greve de fome mais longa do mundo contra as alterações climáticas. [Texto tirado de: http://ceh.ilch.uminho.pt/ehum2m/?page_id=806&lang=pt].

Publicado, 05/04/2022

Documentos anexos