Abril 2023

Conferência: “Sobre o poético e o político em José Saramago“

Na próxima terça-feira, 18 de abril, às 19h30, Burghard Baltrusch pronunciará a conferência com o título "Sobre o poético e o político em José Saramago" no Clube de Leitura do Ateneo Atlántico (rua Doutor Cadaval) em Vigo. O ato será apresentado por Félix Caballero.

Vejam todas as informaçoes sobre o evento no site do Ateneo aqui.

Burghard Baltrusch é professor titular de Literaturas Lusófonas, presidente da I Cátedra Internacional José Saramago, coordenador do grupo de investigação BiFeGa e do Programa de Doutoramento Interuniversitário em Estudos Literários na Universidade de Vigo. A sua investigação centra-se nas obras de Fernando Pessoa e José Saramago, a poesia actual e a teoria da tradução. É investigador principal do projecto “Poesía actual y política II: conflicto social y dialogismos poéticos”, financiado pelo Ministerio de Ciencia, Innovación y Universidades do Governo de Espanha (POEPOLIT II, PID2019-105709RB-I00, 2020-2023). Entre outros livros, publicou ou (co-)editou Bewußtsein und Erzählungen der Moderne im Werk Fernando Pessoas (Peter Lang, 1997), Kritisches Lexikon der Romanischen Gegenwartsliteraturen (5 vols., G. Narr-Verlag, 1999), Non-Lyric Discourses in Contemporary Poetry (Peter Lang, 2012), Lupe Gómez: libre e estranxeira - Estudos e traducións (Frank & Timme, 2013), “O que transformou o mundo é a necessidade e não a utopia” - Estudos sobre utopia e ficção em José Saramago (Frank & Timme, 2014), Poesia e Política na Actualidade - Aproximações teóricas e práticas (Afrontamento, 2021),  José Saramago e os Desafios do nosso Tempo (Universitat Autònoma de Barcelona, 2021). Mais publicações em https://uvigo.academia.edu/BurghardBaltrusch.

Publicado, 17/04/2023

Atividades culturais