Atividade Cultural: Instalação interativa de ±MaisMenos±

No contexto da VII Conferência Internacional José Saramago (26-29 de outubro de 2022), decorrerá no dia 26 de outubro, às 18h15,  no Camões - Centro Cultural Português em Vigo, uma visita à instalação interativa realizada por ±MaisMenos± / Miguel Januário, com o título On/Off (A Caverna).

Ficha técnica da obra

±MAISMENOS±
On/Off (A Caverna), 2021
1280 × 720 HD 25fps
16:9, cor, som, duração 10’ 1280 × 720 HD 25fps
Coleção do autor

"A Caverna" que nos é aqui mostrada, propõe uma versão atualizada da Caverna de Platão, onde as sombras que em si se projetam se sobrepõem, dificultando a leitura que se tem das mesmas enquanto propostas de um ou vários reais. Esta peça surge como uma experiência que diverge na forma como vemos, sentimos, pensamos e avaliamos a nossa posição e as nossas escolhas numa sociedade cada vez mais polarizada, binária, contrastante, ruidosa e em choque constante com o que nos é imposto, tal como é proposto por Saramago na sua Caverna. Nesta "Caverna" somos confrontados com projeções das nossas próprias contradições, das nossas dúvidas, angústias e (in)certezas, ainda que afrontados com o facto de sermos agentes ativos na (des)construção da(s) nossa(s) realidade(s), seja pela vivência com o que nos é dado a refletir, seja pela partilha e sobreposição do espaço com o outro, ainda que (quase sempre?) dominados pelas nossas experiências e noções do real.

Miguel Januário

Licenciado em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas-Artes do Porto, Miguel Januário (Porto, 1981) vive e trabalha em Lisboa. Assumindo-se como um artista activista, a sua obra tem se distinguido na área do graffiti e da street art. MaisMenos é o seu lado mais visível e é através desta identidade que se afirma e interfere na paisagem urbana. A sua obra centra-se numa reflexão crítica sobre modelos políticos, sociais e económicos que orientam a sociedade contemporânea. Com uma forte intervenção urbana, a sua obra encontra-se espalhada por diversas cidades do Mundo. Também com intervenções em espaços expositivos nacionais e internacionais, destacam-se as exposições individuais na Galeria UNDERDOGS, Lisboa: O Princípio do Fim (2015); Grândola Vila Morena (2014); Sell Out (2013).

www.maismenos.net

Publicado, 12/10/2022